FILOSOFIA DE HOBBES


A filosofia de Hobbes era totalmente desapegada às grandes pretensões metafísicas, que seria a busca da essência do ser, Hobbes buscou investigar as causas e propriedades das coisas. A filosofia para ele seria apenas o que teria existência material. Os corpos se dividiriam em corpos naturais, a filosofia da natureza, e o corpo artificial ou Estado, a filosofia política.

Para a filosofia de Hobbes não h á espaço para o bem e o mal como valores universais que deveriam ser impostos nas pessoas, e sim o que chamamos de bem seria apenas aquilo que desejamos alcançar, enquanto o mal é apenas aquilo do qual fugimos. Concluindo assim, que segundo Hobbes, cada indivíduo teria o valor fundamental que seria a conservação da vida e cada pessoa sempre terá a tendência a considerar como bem o que lhe agrada, e considerar como mal o que não deseja, ou de que lhe desagrada.

Em relação ao modo de convivência em uma sociedade, ele defendia a idéia de que os homens só poderiam viver em paz se concordassem em se submeter a um poder absoluto e centralizado. Apenas um indivíduo teria a autoridade e a soberania para assegurar a paz interna e a defesa comum. Para ele, o Estado e a igreja cristã formavam um mesmo corpo, encabeçado pelo soberano absoluto.